Abaixo o Gerenciamento por Post-it!

Scrum está na moda no Brasil. Empregos pedem Scrum, pessoas correm atrás de uma certificação (sem saber que ela não é nada mais que um papel dizendo que você estava presente dois dias numa aulinha, mas isso é outra história) e, sobretudo, as papelarias estão encomendando mais estoques de post-it, porque as paredes agora são soterradas pela melhor invenção da 3M.

Eu não tenho certeza se Scrum está tão ligado ao post-it assim ou isso é influência do Boris Gloger, que é provavelmente o mais conhecido Scrum Trainer no Brasil.

Que importa é que: post-its são horríveis! Eles perdem a cola, te obrigando a escrever tudo de novo num outro post-it, eles caem o tempo. Eles possuem espaço de menos. Não dá para usar o outro lado do post-it. Não dá para empilhar. Não dá para fazer organização decente numa mesa. Enfim, post-its são uma porcaria.

A melhor coisa são cartões. Cartões possuem o tamanho exato (você não precisa escrever com uma esferográfica, pode usar hidrocor).

Story Wall

Você pode adicionar “metadados” ao cartão usando coisas menores –como post-its.

14022008446.jpg
17012008271.jpg

Você pode usar a parte de trás para coisas como critério de aceite da história. Pode espalhar os cartões no carpete e eles não melecam tudo nem rasgam facilmente.

Para fixar o cartão nós usamos blu-tack. Eu nunca vi no Brasil mas provavelmente dá para improvisar, basta pôr um pouquinho atrás do cartão e ele tem um adesivo perfeito, removível e renovável.

É claro que o que importa é gerencia ágil -se você usa post-its, cartões, papel de pão ou Mingle é o de menos- mas isso não é desculpa para não procurarmos as melhores ferramentas ;)

13 Responses to “Abaixo o Gerenciamento por Post-it!”

  1. Danilo Sato says:

    Tem algo bem parecido no Brasil e, tirando o fato que não ser azul, é a mesma coisa :-)
    Não vou fazer propaganda da marca, mas já usei e recomendo “Multi-Tak”. Procurem no google onde vende :-)

  2. Putz, lá na Globo.com a gente começou a usar o outro lado do post-it para os critérios de aceitação exatamente nesse último sprint planning (primeira foto do post)! Os post-its laranjas já estão com os critérios no lado de trás!

  3. leandro says:

    Fico muito feliz ao ver esse tipo de tema sendo discutido, sinal que o agilismo está adentrando os projetos.

  4. Andre Brito says:

    “Eles perdem a cola, te obrigando a escrever tudo de novo num outro post-it, eles caem o tempo. Eles possuem espaço de menos. Não dá para usar o outro lado do post-it. Não dá para empilhar. Não dá para fazer organização decente numa mesa.”

    Ri alto.
    Eu estudo com post-its em algumas matérias da faculdade e concordo com tudo o que você falou.
    E o pior é quando você vai escrevendo e acha que cabe, mas quando vai ler, não entendeu nada… aí você reescreve tudo de volta (aliás, mais de 2 vezes).

    Abraço Shoes.

  5. Concordo com o problema da cola, se bem que até agora ainda não tivemos muitos problemas com isso. Bom, eu particularmente não estou insatisfeito com os post-its, a única coisa que me incomoda é quando termina um Sprint ou retrospectiva e eu jogo um quilo de papel no lixo :( Já estou pretendendo usar só material reciclado para estragar menos a natureza.

    E concluindo, eu não acho que a história de post-its seja influência do Boris não cara. Acho que é falta de opção mesmo. Até mesmo os post-its não são muito variados aqui no Brasil, se comparar com o que você poderia ter na Australia, por exemplo (http://www.neuland.com.au). Além disso, é uma ferramenta simples e que atende. :)

  6. Guilherme você Não está instatisfeito com post-its porque nunca tentou cartões ;)

    Post-its são ótimos, para metadados e não para histórias.

  7. Quem te disse que eu nunca tentei? :)

  8. BrunoPedroso says:

    Tem essa cola em spry tb… http://products3.3m.com/catalog/br/pt002/education/-/node_06WF1PPW46be/root_GSHL20G7FLgv/vroot_54GLT3S64Nge/gvel_42XG4RC7NMgl/theme_br_educational_3_0/command_AbcPageHandler/output_htm

    Ganhei uma de presente de uma amiga, ainda não testamos… O problema é que não da pra tirar a cola e planejar no carpete :-)

    Eu acho que é a mesma cola do post-it, só que em spray…
    Aqui em Brasília pelo menos tem pra vender.

  9. Pra mim o que incomoda não são os post-its, o q me incomoda é que as pessoas não percebem que é a parte de cima do post-it que gruda e não a parte de baixo!!!!

  10. [...] dos grandes benefícios em usarmos cartões (ou post-its se você preferir) é ter a informação escrita em algo que pode ser facilmente alterado, manuseado e, [...]

  11. Deborah Grochovski says:

    Ao contrário de vcs eu usava o Blu-Tack para colar bonequinhos e carrinhos em minhas maquetes… Mais como o que eu tinha eu ganhei e no Brasil, realmente, não existe importação do produto achei um bem parecido.
    Em qualquer hipermercado tem pra vender…
    Não querendo fazer propaganda do produto, mas é o único aqui no Brasil mais próximo do Blu-Tack que achei.

    http://www.prittworld.com/br/produtos/para-afixar/multi-tak.html

  12. [...] quando desenvolvemos algumas coisas, eu basicamente uso o Quadro branco com post-its ou cartões (como prefere o Phillip Calçado). Mas em alguma situações admito que é preciso gerar algum tipo de report para áreas [...]

  13. JTuii says:

    [...] Software Deployment Par de Jarros Testadores Ágeis Abaixo o gerenciamento por post-it Gerenciando Débitos Introduzindo Agilidade num [...]