Influenza

Quando você introduz mudanças -seja uma metodologia nova, uma tecnologia nova, um novo modo de pensar, o que quer que seja- você sempre enfrentará problemas. Algumas pessoas vão ficar no seu caminho porque elas não querem mudar, qualquer livro de auto-ajuda destes vendidos em botequim te diz que pessoas tem medo de mudanças. Algumas –bem menos do que o senso comum diz- simplesmente não querem ter trabalho de mudar. Algumas não ligam o suficiente para desejar que aquilo melhor. A maioria, na minha experiência, simplesmente não acredita que aquilo vá dar certo.

Aí você adota uma estratégia clandestina e sem que ninguém perceba as coisas mudam para melhor. No blog da Object Mentor, Tim Ottinger escreveu um post bem interessante sobre o que acontece nesse estágio.

The CIO looked into the eyes of his agile development staff last Friday. “Your attitude is affecting other departments” he said.

Eu já passei por uma situação parecida com essas diversas vezes. Muitas vezes é nessa hora que cortam suas asas, muitas vezes é nessa hora que você percebe que a empresa não quer melhorar, que ela não se importa em gastar rios de dinheiro à toa. Algumas vezes pode significar sua demissão ou término de contrato. Destas você aprende muito, sai frustrado mas pronto para tentar de novo.

Fatalmente você aprende um ou outro truque sobre como fazer as pessoas entenderem que do modo antigo não dá certo. E fatalmente você acaba ouvindo algo que te dá muito mais responsabilidade:

“Your attitude has been affecting other departments”, he said. “And I want to thank you for it.”