Archive for October, 2008

Apresentação no FalandoEmAgile

Wednesday, October 29th, 2008

O evento foi sensacional. Tirando algumas coisas bem… interessantes… todas as apresentações tiveram um nível excelente.

Apos ficar bufando por meia-hora no palco e dar mais motivos para a minha esposa reclamar da minha falte de exercício físico eu acho que a minha apresentação foi razoável. Eu ainda estou respondendo e-mails que recebi com relação à alguns pontos tocados, pelo visto valem uma série de posts.

Foi também minha primeira experiência com apresentações sofisticadas no Keynote. Um dos problemas deste tipo de coisa é que a versão em PDF fica horrível. De qualquer forma, aí está:

A Caelum está mais que de parabéns.

Domain-Driven Design & Agile: Fechando Malas

Wednesday, October 8th, 2008

Como falei algumas dezenas de vezes estou no fim de um projeto, na verdade na minha última semana neste instante. Foi um projeto muito interessante onde pudemos aplicar diversas técnicas como Domain-Specific Languages para testes e promoção de testes de aceitação. Também foi o primeiro projeto Java sem container que participei desde 2006, apenas PicoContainer, Hibernate, JMX e um cliente JMS -sem mesmo interface de usuário.

Outro ponto interessante sobre este projeto é que foi uma reescrita de um sistema com o qual estive envolvido antes. O cliente está passando por um programa que compreende diversos projetos e muitas fases. Há alguns meses nós fomos chamados para entregar, em algumas poucas semanas, uma versão deste sistema. Na nova fase do projeto eles resolveram investir mais na qualidade deste e tivemos uns bons 3 meses para reescrever tudo. Não só o sistema foi completamente reescrito bem como teve um time diferente (no anterior erámos eu e um colega ThoughtWorker, no atual somos 5 pares entre TWers, empregados do cliente e outros terceirizados).

O problema agora é a pressa. Não, o projeto não está com pressa, nossa entrega é em uma semana e faltam poucos cartões na parede. Eu que estou. Estou saindo deste projeto com muita coisa que eu queria fazer ainda meio-acabada e nesta última semana estou me dedicando basicamente a criar tracing bullets para o desenvolvimento futuro já que quem toma conta do sistema a partir da entrega de 15/10 é o cliente. Não é fácil com tão pouco tempo.

E esta lenga-lenga foi um mea-culpa para maiores informações sobre minha viagem ao Brasil. O press-release ficou assim:

Dia 23 e 24 de outubro ocorre em São Paulo o primeiro grande evento de Agile do Brasil:
http://www.falandoEmAgile.com.br/

Ouça as histórias de empresas que tem obtido sucesso com Scrum, entenda como estas práticas podem ser implantadas em ambientes tradicionais de projetos, veja o que a indústria tem falado e feito com Agile e descubra quais serão os próximos passos a serem dados nesse mundo. Conta com o palestrante internacional David Anderson, reconhecido líder na comunidade Ágil e autor do livro “Agile Management for Software Engineering”, e com o primeiro Certified Scrum Trainer da Scrum Alliance da América Latina, Alexandre Magno. De tópicos de Scrum e CMMI até estudos de caso com Agile na Austália, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

Ocorrerão mais outros eventos próximos a essas datas:

O Zen of Agile, nos dias 21 e 22, um workshop com David Anderson:
http://www.heptagon.com.br/ws-zen-agile-mgmt

O Certified ScrumMaster, dias 27 e 28 de outubro:
http://www.caelum.com.br/treinamentos/csm-certified-scrum-master/

E por três vezes Phillip Calçado, conhecido aqui no GUJ, ministrará um workshop de Domain Driven Design de 8 horas, dia 21 de outubro no Rio de Janeiro, e dias 27 e 28 em São Paulo:
http://www.caelum.com.br/treinamentos/ws-46-domain-driven-design/
http://philcalcado.com/2008/09/01/brazilian…em-agile-domain-driven-design/

Está sendo divertido montar este workshop. É algo estranho porque é maior que uma palestra e menor que um curso -ao mesmo tempo é tempo demais e tempo de menos. Eu quero começar desmistificando alguns conceitos sobre objetos, trabalhando a idéia das decisões em três níveis e só depois entrar em Domain-Driven Design. É impressionante como fica mais claro falar sobre DDD depois de quebrar mitos, numa palestra nunca se tem tempo de fazer isso.

Como falei antes, para maiores informações basta ligar para a Caelum do Rio ou São Paulo.

E com a confirmação das datas eu muito provavelmente vou estar também no último dia do Rails Summit.